Já comeu carne de Búfalo?
A viagem de carro de São Paulo para Florianópolis é bem interessante. Longa, para fazermos com as crianças e cachorros, costumamos parar para dormir em Campina Grande do Sul que fica, basicamente, no meio do caminho.
O que chama atenção no percurso são os trechos especializados em vendas de itens como banana, palmito pupunha, vinho, queijos e embutidos caseiros, cupim e carne de búfalo.
A vontade é de parar em todos e comprar tudo, mas nem sempre é possível. Da última vez que fizemos o trajeto decidimos comprar a Carne de búfalo. Nunca tínhamos provados e achamos ser uma boa oportunidade para tentar uma receita.
Neste post vamos te contar um pouco sobre a produção da carne de búfalo no Brasil, os benefícios do seu consumo, os principais cortes e, claro finalizar com uma receita do chefe Jan Kluk. Vamos nessa?

SOBRE A PRODUÇÃO DO BÚFALO NO BRASIL
Cerca de 80% do rebanho de búfalos do Brasil fica na região do Amapá, segundo o site Boi Saúde. A Ilha de Marajós, no Pará, é bem famosa pelas fazendas de criação de búfalo, um dos nossos sonhos é conhecer.
Conforme a Embrapa, na região Sul do país, os produtores criam carne de búfalo de origem europeia, fator de extrema importância para a produção.
A criação de búfalo pode ser uma excelente alternativa para integrar o sistema entre lavoura, pecuária e floresta o que resulta em melhor produtividade do solo e, consequentemente, na plantação de grãos como soja, milho e trigo. Os búfalos são considerados roçadeiras naturais, interessante né?
Normalmente, produz se além da carne de búfalo, o leite, a mozarela de búfala, requeijão e queijos como o cottage e fresco.
Uma informação importante: A tradicional muzarela, italiana, deve ser feita com leite de Búfala. Nada de leite de vaca para produzir muzarela de búfala, lembre se quando for comprar de verificar o rótulo.
O CONSUMO DA CARNE DE BÚFALO E A SAÚDE
O consumo da carne de Búfalo pode ser uma excelente alternativa para quem busca melhor qualidade de vida.
Conforme o Porco Feliz, um excelente açougue de São Paulo, especializado em carnes exóticas, a carne de búfalo se comparada a carne de boi tem:
40 vezes menos colesterol
12 vezes menos gordura
55% menos calorias
11% mais proteínas
10% mais minerais
Já com relação ao leite, ao compararmos com o leite bovino, o Embrapa, apresenta os seguintes dados:
59% mais cálcio
47% mais fósforo
30% menos colesterol
Mais proteínas
Maior teor de vitaminas A, D e B2
Repare na foto abaixo como a carne apresenta menos gordura intramuscular. A cor da carne e da gordura também são levemente diferentes da carne bovina.

OS PRINCIPAIS CORTES DA CARNE DE BÚFALO
Régis Gonçalves, presidente da Associação Sulina de Criadores de Búfalo, diz que além do sabor e da aparência, a carne de búfalo também apresenta cortes similares da carne bovina como:
Picanha,
Contrafilé
Entrecot
Patinho
Prime ribs
Hambúrguer
Linguiça
Uma observação importante: a carne de búfalo também é conhecida como bubalina.
VAMOS PARA AS DICAS DE PREPARO DO CHEFE JAN KLUK?
Não tem segredo, é muito similar ao preparo de carnes bovinas seja no churrasco ou na panela.
O Chefe preparou na churrasqueira e aproveitou para servir com molho Chimichurri e pão caseiro, feitos especialmente por ele para acompanhar a carne de búfalo. Na verdade, ele também fez uma maionese, mas não apareceu nesta foto.

PARA TEMPERAR
Sal
Pimenta
Ramos de alecrim
COMO PREPARAR
Corte a carne em bifes. Cortamos em 3.
Tempere com sal e pimenta em ambos os lados.
Em um lado da carne coloque os raminhos de alecrim que devem ficar em contato com a grelha da churrasqueira.
O alecrim irá defumar a carne, deixando -a com aroma delicioso.
Asse a carne por cerca de 4 minutos de cada lado. É difícil dizer o tempo exato já que os tamanhos dos bifes podem ser diferentes.
Deixe a carne descansar por 10 minutos sob uma grade. Isso será importante para que a carne fique mais suculenta.
Volte a carne na churrasqueira para esquentar e chegar no ponto de sua preferência.

FORMAS DE SERVIR A CARNE DE BÚFALO
É bem comum servir a carne como petisco.
E os acompanhamentos são os mesmos da carne vermelha como batatas, legumes, pão de alho, vinagrete, farofa.
Provamos ela sem nenhum acompanhamento. O sabor é bem gostoso, parecido com a carne vermelha, mas mais suave.
E o chefe aproveitou para servir com molho chimichurri, pão e maionese caseiros.
OPINIÃO DO CHEFE JAN KLUK SOBRE A CARNE DE BÚFALO
Eu amo essa carne. Pouco diferente o sabor, menos forte que o bife, mas tem mais sabor com zimbro ou essa coisa que tem o javali. Mais forte e saboroso.
CONCLUSÃO
Se você gosta de provar carnes exóticas, definitivamente a carne de Búfalo é uma excelente alternativa por ser saborosa e mais saudável se comparada com a carne de boi.
Na verdade, nem precisa gostar de carnes exóticas. É uma carne muito gostosa! Vale a pena provar.
O preparo é fácil e prático, sem segredos. Fizemos da mesma forma que um steak, servido no churrasco. Ficou delicioso puro ou com o molho chimichurri feito especialmente pelo chefe. Em breve postaremos a receita do molho.
Como acompanhamento sugerimos pães, batatas, vinagrete. É uma excelente opção para petiscar.
E aÍ, deu vontade de provar? Comenta aqui o que achou do nosso post. Vamos adorar saber!